A cirurgia de catarata, um procedimento comum entre pessoas acima dos 55 anos, vem passando em 2025 por uma transformação significativa nos últimos anos com o implante de lentes multifocais. As lentes oferecem ao paciente maior independência aos óculos para longe e perto.
De acordo com o médico oftalmologista Eduardo Menezes, do Hospital dos Olhos de Francisco Beltrão, essas lentes inovadoras não apenas corrigem a visão para longe, mas permitem que os pacientes enxerguem bem de perto e a média distância, eliminando a necessidade do uso de óculos no dia-a-dia. "Realizo o implante de lentes multifocais há 10 anos aqui em Beltrão e muitos pacientes acreditavam que essa cirurgia era realizada apenas em grandes centros", destaca Dr. Eduardo.
Como é feito o procedimento?
A cirurgia de implante de lentes multifocais é realizada sob anestesia tópica com colírios. O procedimento dura em média 15 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Riscos e considerações
Conforme o Dr. Eduardo, a cirurgia é bastante segura, para isso é importante uma avaliação criteriosa de cada paciente com a realização de exames precisos para atingir o resultado satisfatório. “Aqui no Hospital de Olhos dispomos de equipamentos de última geração, oferecendo ainda mais segurança em nossas cirurgias. Nosso microscópio cirúrgico foi trazido da Alemanha, é considerado um dos melhores do mundo e nossos aparelhos de facoemulsficação para a cirurgia de catarata trouxemos dos Estados Unidos. Dispomos de dois equipamentos em nosso centro cirúrgico”, explica Dr. Eduardo.
Mais comum a cirurgia em homens ou mulheres?
“A procura em nosso Hospital pelo implante de lentes multifocais é maior entre as mulheres, mas os homens estão cada vez mais interessados nesse procedimento, tendo em vista o conforto que as lentes oferecem ao paciente, que não precisam mais usar óculos para atividades habituais”, finaliza Dr. Eduardo.
Fonte: Darce Almeida
0 Comentários