Vaticano – A fumaça branca subindo da chaminé da Capela Sistina e o som dos sinos ecoando pelo Vaticano confirmaram, nesta quinta-feira (08), a escolha do novo líder da Igreja Católica. O anúncio oficial do nome daquele que será o 267º pontífice deverá ser feito em instantes, conforme manda a tradição milenar da instituição.
O conclave, iniciado na quarta-feira (07), reuniu cardeais de diversas partes do mundo, em um processo rigoroso e sigiloso dentro do Vaticano. Reunidos e isolados na Capela Sistina, os religiosos participaram de várias rodadas de votação até que um dos candidatos alcançasse a maioria exigida.
Com a eleição concluída, os fiéis católicos aguardam agora o tradicional anúncio feito da varanda central da Basílica de São Pedro, com a proclamação da célebre frase em latim: “Habemus Papam” – “Temos um papa”.
O trono de Pedro estava vago desde a morte do papa Francisco, no dia 21 de abril deste ano. Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja e sucedeu Bento XVI, que havia renunciado ao cargo em 2013.
A expectativa global agora se volta para a apresentação do novo Papa e quais caminhos ele traçará para a Igreja nos próximos anos.
A qualquer momento, mais atualizações.
0 Comentários