Polícia prende 50 suspeitos por esquema de distribuição de drogas

Foto: DIvulgação/PCRS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nesta quinta-feira (18), 50 pessoas durante uma ação contra uma organização criminosa que atuava na Região Metropolitana e no interior do estado. Segundo a polícia, as ordens judiciais foram cumpridas no território gaúcho, além de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Além das prisões, a ação ainda resultou na apreensão de dinheiro, drogas, armas e veículos. Com o esquema, o grupo movimentou uma quantia estimada em mais de R$ 4,2 milhões.

No Rio Grande do Sul, a operação aconteceu em Porto Alegre, Lajeado, Encantado, Estrela, Candelária, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Canoas e Osório. As ordens judiciais também foram cumpridas nas cidades de Paranhos (MS), Maringá e Sarandi (PR) e São José (SC).

Conforme a polícia, a célula criminosa chamada “A Camisa” teve origem na zona Leste da Porto Alegre (RS). Para o delegado Joel Wagner, o esquema é responsável pela venda, principalmente de maconha, na região metropolitana e no interior do Rio Grande do Sul.

“Em algumas oportunidades, [o grupo] agia em consórcio com outras organizações criminosas, para trazer as drogas para o estado”, apontou o delegado.

A investigação destacou que a droga entrava no país por cidades fronteiriças no Mato Grosso do Sul e no Paraná, e era transportada por caminhões registrados em nome de terceiros. Depois de chegar ao estado, a droga era distribuída aos membros da facção para vendê-la aos consumidores finais.

Segundo a polícia, a organização investigada também teve participação em um roubo no aeroporto de Caxias do Sul (RS), em junho de 2024. Na ocasião, membros de um grupo criminoso paulista roubaram R$ 30 milhões, que eram transportados por uma aeronave que saiu do Paraná com destino a Serra Gaúcha. Um policial militar morreu durante uma troca de tiros.

Fonte: CNN