Estudantes da Escola Maria Basso Dellani conhecem na prática o projeto "Criança no Trânsito"

Foto: Assessoria

Por Darce Almeida – Nem mesmo o frio impediu a visita dos alunos do 2º ano A da Escola Municipal Maria Basso Dellani nesta quarta-feira, 11 de junho, no Espaço Público de Trânsito, localizado no parque de exposições de Francisco Beltrão. Eles participaram do projeto "Criança no Trânsito", promovido pelo Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran). A atividade foi uma oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre o trânsito de forma prática e interativa. “Educar nossas crianças sobre segurança no trânsito é plantar sementes para um futuro mais seguro e consciente”, disse a professora Analu Antunes. 

As atividades do projeto acontecem durante o ano todo, realizando atendimento a mais de 1.500 alunos e contemplando 26 escolas da rede municipal de ensino público e particular. Os alunos recebem orientações sobre como atravessar corretamente as ruas, a utilização da faixa de pedestres, a importância dos equipamentos de proteção enquanto ciclista, o uso do cinto de segurança, informações sobre a sinalização semafórica e participação em atividades práticas com a utilização de brinquedos elétricos e mesas digitais. 

“São ações que oportunizam um ambiente lúdico e de informação com o objetivo de construir uma cultura voltada à segurança no trânsito. Um material é distribuído pelo Debetran para os alunos trabalharem durante o ano inteiro junto com os professores em sala de aula”, explica a agente de trânsito Carla Rotta. Além dela, participam do projeto os agentes Ian Drehmer e Danieli Langner.

Rudimar Czerniaski, diretor do Debetran, reforça que o departamento também investe na capacitação dos professores e fornece cartilhas sobre a legislação de trânsito. “É o mesmo material fornecido para as auto escolas. É a teoria aplicada dentro das salas de aula. Quando se respeita a legislação de trânsito, se preserva a vida”. O diretor diz ainda que medidas educativas no trânsito derrubam os números de acidentes com vítimas fatais e danos materiais, sem contar que os acidentes provocam prejuízos financeiros para municípios, estados e a União.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato com o Debetran pelo fone (46) 3520-2124 ou na Rua Tenente Camargo, 1573, em frente ao Colégio Glória. 

Legenda: Crianças que participaram da ação no parque de exposições junto com a professora Analu e os agentes de trânsito.

Crédito: Nai Deves.


Galeria