Gripe aviária: zoo diz que visitantes não correm risco de contaminação

Foto: Isabella Wagner/Metrópoles

O Zoológico de Brasília informou, nesta quarta-feira (4/6), que as pessoas que visitaram o local nos dias que antecederam a confirmação de um caso de gripe aviária não correm risco de infecção.

No dia 28 de abril, um irerê — animal parecido com um pato — foi encontrado morto no zoo. Amostras do animal passaram por teste e, nessa terça (3/6), o resultado apontou a infecção por gripe aviária.

Logo quando o animal foi encontrado, o zoológico foi fechado para visitação. Apesar disso, quem passou pelo local nos dias anteriores apresentou preocupação.

“É importante reforçar que não há risco para a população que visitou o zoológico recentemente. A transmissão da gripe aviária para humanos é extremamente rara e ocorre, geralmente, apenas em casos de contato direto e prolongado com aves contaminada”, explicou o parque, em nota.

O Zoológico de Brasília ficará fechado, inicialmente, até 12 de junho. Se não houver nenhuma outra suspeita da doença, poderá ser reaberto no dia 13.

Oito pessoas que foram “expostas” ao risco de infecção por gripe aviária no caso do Zoológico de Brasília estão sendo monitoradas.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Lacerda, disse que nenhuma apresentou sintomas da doença até o momento. Todas as oito pessoas em monitoramento trabalham no zoo.

Fonte: Metrópoles