Novo Papa Leão XIV, recém-eleito já visitou Curitiba

Foto: arquivo pessoal

O recém-eleito Papa Leão XIV, anunciado na última quinta-feira (08) como sucessor de Francisco, tem uma ligação especial com Curitiba e o Paraná. Em 2004, quando ainda era conhecido como Frei Robert Prevost e ocupava o cargo de prior-geral da Ordem de Santo Agostinho, ele realizou visitas pastorais a comunidades agostinianas em Curitiba, Rolândia e Ponta Grossa.

Frei Maciel Alves Bueno, natural de Bela Vista do Paraíso e criado em Rolândia, compartilhou suas memórias sobre o encontro com o novo pontífice. “Como superior, uma de suas responsabilidades era visitar comunidades ao redor do mundo e incentivar os frades na vida pastoral. Foi isso que ele veio fazer em Rolândia”, relatou Frei Maciel, que na época era reitor do Seminário Santo Agostinho.

O religioso descreveu o Papa Leão XIV como uma pessoa tranquila, simples e bem-humorada. “Ele mostrou muito bom humor e carisma, dava risada, abraçava. A gente até brincava com os outros frades: vai dar um abraço no chefe. E ele acolhia todos com muita tranquilidade”, recordou.

A Ordem de São Agostinho, fundada em 1244, tem presença significativa no Paraná, São Paulo e Goiás, com aproximadamente 50 frades. O Papa Leão XIV era o único cardeal da Ordem e se tornou o primeiro pontífice agostiniano da história.

A passagem do então Frei Robert pelo Paraná deixou marcas duradouras. Marlene Vieira da Silva, paroquiana de Rolândia e mãe de um frade agostiniano, guarda um documento de afiliação à Ordem assinado pelo próprio Frei Robert Francis Prevost.



Fonte: Tribuna