PF investiga grupo especializado em descaminho e lavagem de dinheiro no PR e em SP

Foto: CATVE

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã de sexta-feira (30), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na importação ilegal de produtos eletrônicos do Paraguai e na sua posterior comercialização em território nacional, com indícios robustos da prática de lavagem de dinheiro para ocultar e dissimular os lucros obtidos com as atividades ilícitas.

A operação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Guarulhos(SP), Santana (SP) e São Paulo (SP).

As investigações identificaram que o principal investigado, residente em Foz do Iguaçu, movimentou expressivos valores de origem criminosa por meio de sua conta pessoal e de uma empresa sob seu controle, configurando indícios concretos de lavagem de dinheiro.

A análise fiscal e bancária revelou movimentações superiores a R$ 13 milhões em sua conta pessoal e mais de R$ 31 milhões pela empresa, valores claramente incompatíveis com sua renda formalmente declarada.

Também foram cumpridos mandados contra pessoas físicas e jurídicas com antecedentes criminais e administrativos por contrabando e descaminho, que transferiram altas quantias ao principal investigado como forma de pagamento pelas mercadorias introduzidas ilegalmente no país.

O nome da operação, Miragem, faz alusão às ilusões típicas dos desertos, simbolizando o caráter enganoso e dissimulado das atividades criminosas praticadas pelo grupo investigado.

Parciais das apreensões:

4 veículos

10 mil dólares

Joias

Documentos e celulares

Computadores

Fonte: Catve