Em Foz do Iguaçu, serão abertos, em até 15 dias, 25 leitos pediátricos, sendo 10 UTI infantil e 15 de enfermaria. Eles ficarão no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, município pertencente à 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.
Há crianças da 9ª Regional aguardando vaga no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, que possui seis leitos pediátricos.
Segundo dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Paraná registrou, desde janeiro deste ano até o momento, 9.449 casos hospitalizados de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, além de 445 mortes.
Atenção com as crianças!
Os dados mais recentes de monitoramento dos vírus respiratórios mostram que, em 2025, a 9ª Regional de Foz confirmou 649 casos e 42 mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), no geral. Já em crianças menores de 12 anos, o Sivep-Gripe indica 308 casos e três óbitos.
Se imunize!
Procure a unidade de saúde mais próxima e se vacine.
Alerta no Paraná!
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta nesta semana sobre o avanço da gripe no Estado. Dados do Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) mostram que o vírus Influenza A, responsável por grande parte dos casos de gripe, teve crescimento expressivo nas amostras analisadas desde o início do ano.
De acordo com os exames processados entre janeiro e 23 de maio, a presença da Influenza A saltou de apenas 0,5% para 30,5% nas amostras positivas. Com esse aumento, o vírus ultrapassou o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que caiu de 27% para 22% no mesmo período. Ambos os vírus já representam juntos mais da metade dos casos positivos registrados atualmente.
As amostras são colhidas em hospitais, unidades de saúde e nas chamadas "unidades sentinelas", distribuídas por todas as regiões do Paraná. Esses pontos fazem coletas aleatórias de pacientes com sintomas respiratórios e enviam ao Lacen para análise.
Se a tendência de crescimento continuar, maio poderá ser o mês com maior número de casos positivos de Influenza desde janeiro de 2023, quando foi decretado oficialmente o fim da pandemia de Covid-19.
Fonte: Catve

Gabriela
Foto: CATVE

0 Comentários