Paraná decreta estado de emergência devido a estiagem

Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

O Governo do Paraná anunciou nessa quinta-feira (22) estado de emergência em todo o estado devido a estiagem. O decreto foi assinado pelo governador Ratinho Jr. (PSD) e não coloca prazo para o final do período.
A justificativa do Governo do Paraná para o decreto é que mesmo com chuvas registradas em algumas regiões do estado, a estiagem desde dezembro de 2024 criou problemas no abastecimento de água e a produção agrícola em diversas áreas, especialmente no Centro, Sudoeste e Oeste.
Segundo estudo do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Simepar, apontou aumento da seca moderada nas regiões Sudoeste e extremo Oeste. A situação se agravou com a persistência de chuvas abaixo da média, principalmente nas regiões de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.
A expectativa é que o decreto mobilize todos os órgãos estaduais, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para atuarem em ações de resposta, reabilitação e reconstrução dos cenários afetados em todo o Paraná.

Fonte RICTV