Casal que chefiava organização criminosa é preso

Foto: CATVE

Homem e mulher, casal suspeito de chefiar organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de drogas, foram presos nesta manhã de quarta-feira (9) em casa localizada na região central de Cascavel, no Oeste do Paraná.

Eles foram identificados como Almir José Pinto - conhecido com Tio Maior - e Marisa Salete Amrein.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, no âmbito da Operação Antigua que mobilizou 80 policiais para o cumprimento de 54 medidas cautelares, que estão sendo cumpridas nos estados do Paraná - nas cidades de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida -  e Pará - Monte Alegre.

São cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados.

Em 2012, os investigados foram presos em Cidade do Leste no Paraguai, fronteira com o Brasil. Eles foram alvos da Operação Vera Cruz que prendeu na época 11 pessoas e apreendeu R$3 milhões em bens; o patrimônio estimado no ano era de R$ 20 milhões.

Conforme informado, na investigação realizada em 2012 foi apurado que a quadrilha traficava principalmente cocaína e crack.

Nesta quarta-feira (9 de abril de 2025) além do casal, outras pessoas foram encaminhadas durante a Operação Antigua. Os investigados foram levados à Polícia Federal juntamente com outros objetos e documentos que possam colaborar nas investigações.

FORAGIDOS

Dois integrantes do grupo encontram-se atualmente foragidos na Alemanha. A Justiça Federal de Cascavel/PR autorizou a inclusão dos alvos na difusão vermelha da Interpol (Red Notice), uma solicitação internacional para prisão. Foram realizadas diligências no país europeu, mas os investigados não foram localizados até o momento.

Fonte: CATVE