Cresol promove programas e linhas de crédito para mulheres empreendedoras

O propósito da cooperativa é ampliar o acesso ao crédito e impulsionar novos negócios gerenciados por mulheres nas áreas urbanas e rurais de todo o país

De acordo com dados recentes do Sebrae, cerca de 10 milhões de mulheres gerenciam o próprio negócio no país. E de acordo com o relatório de 2023, dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representam 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil. Os números apontam o crescimento do empreendedorismo feminino, celebrado no do dia 19 de novembro. O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, para destacar e valorizar o papel das mulheres empreendedoras em todo o mundo.

Com uma rede de cooperadas que já representa 38,8% do total de associados, a Cresol promove programas e linhas de crédito específicas que ajudam a impulsionar a independência financeira e a autonomia das mulheres no Brasil. Programas como "Potencializa Elas" e "Parceiras Cresol", voltados para a capacitação e fortalecimento de mulheres em mais de 100 municípios, auxilia o acesso ao crédito, um dos grandes desafios que todo empreendedor enfrenta.

Em 2023, a Cresol direcionou R$ 2,8 bilhões em linhas de crédito voltadas exclusivamente para mulheres, possibilitando a expansão de negócios e a criação de novas oportunidades de trabalho. Esses recursos têm sido fundamentais para agricultoras e empreendedoras, como Franciele Aparecida Wolf Calgarotto, profissional de educação física e proprietária do Fran Wolf Studio Personalizado, no município de Verê (PR).

“Após cinco anos de formada surgiu a necessidade e a ideia de ter meu próprio espaço. Fui buscar a Cresol como parceira neste sonho. Essa parceria foi fundamental e muito importante para que ele se tornasse realidade. Hoje promovo bem-estar, saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico”, conta Franciele.

Ao destacar a importância do Dia Internacional da Mulher Empreendedora, a Cresol reafirma seu compromisso em reduzir barreiras para a participação feminina no mercado e em fortalecer o empreendedorismo feminino em áreas urbanas e rurais.

“Esse apoio é parte da visão da Cresol para um desenvolvimento econômico mais justo e sustentável, em que as mulheres têm papel central na transformação das comunidades onde estão inseridas”, explica Cledir Magri, presidente da Cresol.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 919 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Fonte: Assessoria