A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) encerrou seu planejamento estratégico na sede da entidade sexta-feira, 14 de março. Com metodologia aplicada por Marcos Daniel Goes, fundador e líder de inovação da Haze Shift, de Curitiba, os participantes (diretores e colaboradores da Acefb) tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões e sugestões. Na sequência as informações foram processadas e transformadas em tópicos por meio de Inteligência artificial.
A inclusão da IA no processo visou aprimorar as decisões estratégicas da associação empresarial. “Tudo o que escrevemos no planejamento foi para uma plataforma de IA onde avaliamos se esses tópicos faziam ou não sentido para a entidade”, explica Rafael Menegotto, presidente da Acefb.
Marcos trabalhou ainda com a metodologia de KPIs – sigla para Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, que mede o progresso de uma empresa em direção a metas específicas, ajudando a avaliar o sucesso das ações e comunicar a visão e missão para funcionários. “Ele separou objetivos macros para a entidade e nós da diretoria definimos os resultados-chaves que queremos. Por exemplo, se queremos levar inovação para o comércio e como vamos avaliar se estamos evoluindo”, acrescenta Rafael.
Próximos passos
“Agora é levar para o operacional da Acefb e avaliar como atingiremos nossos objetivos descritos no planejamento. A cada três meses faremos um acompanhamento dos resultados”, observa Rafael.
Chênia Thomas, vice-diretora da Acefb para Assuntos de Eventos, entende que o planejamento possibilitou que todos os participantes ficassem em sintonia para seguir inovando na Acefb. “Precisamos focar em nossos associados, pensando em atrair novas empresas para que a entidade cresça ainda mais. O planejamento foi um momento em que nós, empresários, paramos um pouco para planejar. Destaco ainda a conexão que tivemos como diretores. Foi muito valioso e acredito que teremos resultados incríveis pela frente”.
Amanda Favaretto, vice-diretora para Assuntos de Saúde, lembra que está entre os objetivos tornar a Acefb referência em inovação e tecnologia. “Fortalecendo a inovação em nosso município vai potencializar não apenas as empresas associadas, mas toda a comunidade. Em determinado momento o instrutor Marcos perguntou o que Beltrão perderia se não tivesse mais a Acefb. Foi então que nos deparamos que a Associação está envolvida em vários projetos de desenvolvimento de nossa cidade. Poder estar junto nesse time é gratificante”.
Dayane Arenza, vice-diretora da Acefb para Assuntos de Turismo comenta: “Foi um momento importante para definirmos os resultados-chave que vão garantir que alcancemos nossos objetivos até 2026. Um dos principais objetivos é transformar todas as empresas associadas por meio de uma rede de negócios. Para isso, alguns dos resultados que definimos têm a ver com aumentar os negócios, expandir os núcleos e fortalecer a interação entre eles. Além disso, queremos que a ACEFB seja uma facilitadora, criando oportunidades de negócios para todos os associados”.
César Colini, gerente da regional Sul do Sebrae-PR, avalia que a Acefb tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor empresarial local e regional, promovendo o crescimento e a competitividade dos negócios dos associados. E para fortalecer ainda mais essa atuação estratégica, a Acefb, em parceria com o Sebrae, organizou o planejamento estratégico. E a participação dos associados nesse planejamento foi determinante para a associação criar sua visão de futuro”.
A Acefb continua a se posicionar como uma referência em inovação e liderança empresarial, buscando novas formas de agregar valor aos seus associados e à comunidade de Francisco Beltrão.
Fonte: Darce Almeida/Acefb
0 Comentários