A ideia de criar uma data dedicada à importância da água surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1992 no Rio de Janeiro. Durante o evento, os países participantes reconheceram a necessidade de enfatizar a relevância desse recurso natural vital. No mesmo ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.
Desde então, as Nações Unidas e seus Estados Membros dedicam essa data à implementação de recomendações da ONU e à promoção de iniciativas que visam conscientizar sobre o uso responsável e eficiente dos recursos hídricos.
Em 2025, o tema central será "Água para a Ação Climática" e vai abordar as emergências relacionadas às mudanças climáticas, degradação do meio ambiente e perda de biodiversidade. Entre os assuntos a serem analisados estão: a mitigação e a adaptação, juntamente com o objetivo mais amplo de
aumentar a resiliência.
O município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, fará ações durante a semana com a seguinte programação:
- Recebimento de lixo eletroeletrônico e lâmpadas queimadas – na praça central,
nos poupa tempos do São Miguel e Cidade Norte;
- Recebimento de óleo de cozinha usado na praça central;
- Distribuição de mudas de árvores nativas na praça central;
- SANEPAR estará expondo maquete de uma mini ETA para demonstrar o processo de tratamento de água na praça central;
- Palestras sobre utilização e importância de recursos hídricos no Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda do dia 17 a 21 de março para escolas agendadas.
Fonte: Assessoria
0 Comentários