Avião cai em aldeia indígena, deixando um morto e um ferido

Foto: Defesa Civil de São Paulo

Um avião monomotor caiu em uma aldeia indígena na praia de Gaivota, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na tarde do último domingo (9). Um homem morreu e outro ficou ferido, de acordo com a Defesa Civil do estado.

A aeronave fazia o chamado voo de instrução, ou seja, um treinamento. Uma outra pessoa que estava dentro do avião foi removida pela equipe de Bombeiros e da Defesa Civil e encaminhada para atendimento médico no Hospital Regional de Itanhaém.

O avião caiu em área de mata, na Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju, da etnia Tupi Guarani. A Rede Voa, concessionária de aeroportos pelo Estado de São Paulo, entre eles o Aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Jr, em Itanhaém, confirmou que a aeronave realizava um voo de instrução, com decolagem às 17h16, e emitiu alerta às 17h42.

Avião cai em aldeia indígena: modelo da aeronave

O modelo é um Cessna 152, com inscrição PT-AKY, do Aeroclube de Itanhaém, de acordo com a assessoria de imprensa da Rede Voa e da Defesa Civil estadual.

Esse modelo de avião é monomotor a pistão e comporta até duas pessoas. Segundo informações do Registro Aeronáutico Brasileiro, ele não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

Investigadores do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em São Paulo, foram acionados para realizar uma ação inicial para investigar o acidente da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AKY, em Itanhaém (SP).

Segundo o órgão, eles vão coletar dados e fazer a verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Fonte: RICtv