Paraná registra tempestades, rajadas de vento e granizo nesta quarta-feira

Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

Tempo começou a mudar pelo Oeste e Sudoeste do Paraná, com temporais localizados mas de forma severa.

O clima mudou no Paraná nesta quarta-feira (5). Depois de vários dias de tempo predominantemente estável no Paraná, temporais localizados com ventos fortes começaram a se formar neste início de tarde.

Entre as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, alguns desses temporais ocorriam de forma severa, com alta incidência de raios, possibilidade de rajadas de vento intensas e até mesmo queda de granizo, informa o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em seu site.

Até o momento (14h20), as tempestades ou temporais mais intensos eram registradas nas proximidades de Realeza e Braganey, no Sudoeste e Oeste do Estado. 

Na manhã desta quarta-feira, o calorão dos últimos dias começou a amenizar, pelo menos em Curitiba. Fazia 22ºC às 9h30 e 25,6°C às 15 horas.

Inmet emite alerta de temporais com ventos

O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades para o Paraná. As regiões atingidas pelas tempestades são o Centro Ocidental Paranaense, Noroeste, Norte Central, Sudoeste Paranaense, Oeste, Norte Pioneiro, Sudeste, Centro-Sul e Centro Oriental.

O aviso, classificado como perigo potencial, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Mesmo com calorão, Paraná está sob alerta de tempestades com ventos intensos e queda de granizo

Na quinta-feira (6), espera-se poucas mudanças nas condições do tempo em relação aos últimos dias. As temperaturas seguem elevadas, presença de umidade na atmosfera devido à incursão dos ventos do oceano, o que favorece a formação de chuvas pontuais, típicas de verão, principalmente a partir da tarde, nas diversas regiões paranaenses.

Fonte: Bem Paraná