Previsão do tempo aponta semana ensolarada no estado, com geadas, neblinas e chuviscos durante a semana

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Sol voltou a aparecer no Paraná, mas a previsão do tempo para a semana de 7 a 11 de julho indica que geadas, neblinas e chuviscos pontuais podem ser registrados no estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).

Esta segunda-feira (7) amanheceu fria na maior parte do estado. As menores temperaturas foram 1,3ºC, registrada em General Carneiro, e 2,7ºC, em São Mateus do Sul. Ambas as cidades ficam no sul do Paraná.

Esta região, também, é uma das que podem amanhecer com geadas fracas na terça-feira (8), segundo o Simepar.

O órgão ressalta que uma massa de ar frio vai manter as condições favoráveis para a formação de fenômeno entre as regiões sul, centro-sul, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

"Na terça-feira, as temperaturas ainda permanecerão baixas no amanhecer, especialmente no sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC, onde as mínimas poderão ser inferiores a 5 °C. Já as máximas se aproximarão dos 20 °C em todo o estado, ultrapassando os 25 °C em municípios das faixas norte e oeste", destaca o Simepar.

Para quarta-feira (9) também não se descarta a formação de geadas fracas, mas apenas em fundos de vales no sul do estado, em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.

O meteorologista Paulo Barbieri destaca que o Paraná está sob a influência de uma massa de ar frio e seco, e por isso a tendência é que a semana seja ensolarada e com o amanhecer gelado.

No entanto, alguns chuviscos podem ser registrados de forma isolada, principalmente na quarta (9) e na quinta-feira (10).

"Entre quarta e sexta-feira, as condições meteorológicas permanecerão semelhantes às dos dias anteriores. Espera-se predomínio de Sol, com maior variação de nuvens entre os Campos Gerais, Sudeste, RMC e o litoral, especialmente nos períodos da manhã e da noite. Nessas mesmas regiões, onde a nebulosidade tende a ser mais persistente, não se descarta a ocorrência de chuviscos ocasionais, de forma isolada", explica o Simepar.

Fonte: G1