Turista estadunidense é baleado na testa ao reagir a assalto no litoral do Paraná

Um turista norte-americano foi baleado na testa ao reagir a um assalto na quarta-feira (27), em Matinhos, litoral do Paraná. O crime aconteceu em um bar e distribuidora de bebidas por volta do meio-dia.

De acordo com testemunhas, três homens chegaram até o estabelecimento e pediram por uma bebida ao dono do bar, Michel Guimarães.

Na hora de pagar, eles anunciaram o assalto com um revólver e duas pistolas. Após render o comerciante, eles entraram na casa dele, que fica atrás do bar.

Dentro da residência, estavam a mãe de Michel, uma criança, o turista norte-americano Ronald James, a mulher dele, que é sogra de Michel.

James estava a passeio para visitar a companheira, que mora na cidade. Segundo ela, James costuma passar uma temporada no Brasil e depois retorna aos Estados Unidos.

Conforme o Boletim de Ocorrência, os criminosos foram agressivos e pegaram celulares e notas de dólar.

No momento da fuga dos assaltantes, James tentou intervir e foi atingido pelo disparo de arma de fogo. Depois de atirar, eles escaparam com dois carros. Uma câmera de segurança da casa de um vizinho registrou o momento.

Durante a confusão, um dos três homens deixou cair uma mala com uma carteira de trabalho em nome de um homem chamado Everton Mendonça. A polícia consultou o nome, e as vítimas reconheceram Everton como um dos ladrões.

O norte-americano foi socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande. Depois, a vítima foi transferida para o Hospital Regional de Paranaguá.

A Secretaria de Saúde do Paraná declarou que o quadro dele é estável, mas não confirmou se a vítima precisou passar por procedimento cirúrgico.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), que investiga o caso, disse que dois suspeitos pelos disparos já foram identificados. A vítima ainda não havia prestado depoimento até a publicação desta reportagem, pois iria passar por cirurgia, segundo a polícia.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) informou que está empenhada em identificar e prender os responsáveis, e disse que o policiamento foi reforçado na região.

"O policiamento tem sido reforçado de maneira estratégica na região, com patrulhamento e ações de combate ao crime organizado. E esse trabalho tem dado resultado. Entre 2023 e 2021, por exemplo, o número de homicídios caiu 56%, de 23 para 10", destacou.

Fonte: G1