Corpos de funcionários terceirizados da Sanepar que estavam em barco que virou em represa no Paraná são encontrados

Os corpos dos funcionários terceirizados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que estavam em um barco que virou na Repressa do Passaúna, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, foram encontrados na manhã desta quinta-feira (28).

As vítimas foram identificadas como os vigilantes Isael Policarpo Júnior, de 33 anos, e Paulo Henrique Chon Bezerra, de 27 anos.

Os dois estavam desaparecidos desde a manhã de quarta-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por uma pessoa que escutou um pedido de socorro e viu o barco virado na água. O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) foi acionado para auxiliar nas buscas com mergulho equipado.

A empresa Embrasil Segurança e Serviços, contratante dos dois, lamentou as mortes e afirmou que se solizariza com as famílias dos colaboradores.

A empresa ressaltou ainda que ambos tinham formação de vigilantes e estavam com a documentação em dia, com curso, reciclagem, EPI e manutenção do motor e do barco.

Destacou também que o vigilante Paulo Henrique Bezerra tinha habilitação náutica (arrais) para o exercício das atividades que desempenhava no monitoramento da represa do Passaúna.

A Sanepar auxiliou nas buscas com a utilização de drones. As equipes de socorro fizeram buscas também pela região de mata, para verificar se os dois homens conseguiram acessar a margem da represa.

Nesta quinta-feira, as buscas foram realizadas também com um aparelho sonar, que emite ondas sonoras e, a partir delas, gera uma imagem tridimensional, que possibilita as equipes de socorro identificarem o que são os elementos no local mapeado.

Esta foi a primeira vez que o equipamento foi utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, conforme o Capitão Zirpoli.

"Ele faz uma leitura do fundo, com ondas sonoras, e passa para a gente uma imagem tridimensional. Já aos 15 minutos de operação ficou muito nítido os dois corpos ali no fundo. Eles estavam a sete metros de profundidade e a uma distância de dois metros um do outro, e a gente conseguiu fazer o resgate deles", detalha.

Terceiro corpo encontrado

Durante as buscas desta quarta, o Corpo de Bombeiros recebeu uma solicitação de um homem que afirmou ter visto outro barco virado na Represa do Passaúna.

À corporação, ele disse que acreditava se tratar do barco de um amigo, que havia saído para pescar na tarde de terça-feira e não deu mais notícias.

A equipe que fazia a busca pelos funcionários terceirizados da Sanepar fizeram uma intervenção inicial e localizaram o corpo do homem preso a uma rede de pesca.

O corpo foi resgatado e o Instituto Médico Legal (IML) acionado.

Fonte: G1