O novo método é considerado vantajoso para prevenir a gravidez não planejada em relação aos já existentes por sua longa duração e alta eficácia, podendo atuar no organismo por até três anos
No primeiro dia de ação, a iniciativa atendeu mulheres previamente cadastradas da Unidade de Saúde do bairro Padre Ulrico, selecionadas a partir de critérios técnicos, sociais e de saúde definidos pela Secretaria Municipal de Saúde. As usuárias passaram por avaliação prévia da equipe multiprofissional, considerando fatores como idade, histórico reprodutivo, condições clínicas, vulnerabilidade social e contraindicações ao uso de outros métodos contraceptivos.
De acordo com a médica Alessandra Guimarães, responsável pelos atendimentos no primeiro dia, o procedimento de inserção do Implanon é simples e rápido. “A colocação do implante é feita em poucos minutos, de forma ambulatorial e com mínimo desconforto. É um método muito seguro, moderno e, principalmente, duradouro, garantindo proteção contraceptiva por até três anos”, destacou.
A primeira mulher a ser beneficiada pelo projeto foi a jovem Stephany Eduarda Ferreira Matos, de 23 anos, mãe de dois filhos. Ela conta que viu no Implanon uma alternativa positiva, já que outros métodos contraceptivos não se adaptaram ao seu organismo. “Os outros métodos não me faziam bem. Quando surgiu essa oportunidade pelo posto de saúde, achei que seria a melhor opção”, relatou.
A ação no bairro Padre Ulrico marca o início da implantação gradual do Implanon no município, que nesta fase inicial contempla territórios considerados prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde prevê a ampliação do serviço para outras unidades ao longo de 2026, conforme a capacitação de novos profissionais e o recebimento de novos lotes do Ministério da Saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Edson Concelier, a iniciativa coloca Francisco Beltrão em posição de destaque na região. “Somos o único município da 8ª Regional de Saúde contemplado com esse projeto do Ministério da Saúde, o que demonstra o comprometimento da nossa gestão com políticas públicas inovadoras e eficazes. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse benefício, alcançando um número maior de mulheres e fortalecendo o planejamento familiar no município”, afirmou.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários