Estado reforça a importância da vacinação em dia para gestantes

Foto: CATVE

Durante a gestação é extremamente importante que as mulheres tomem vacinas contra as doenças imunopreveníveis. Por isso, o Estado do Paraná reforça a necessidade de manter a carteira de vacinação atualizada.

A vacina dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, deve ser tomada entre a 27ª e a 36ª semana de gestação. Em Cascavel, ela já está com 90% de cobertura, mas o ideal é atingir 95%.

"Os recém-nascidos ficam protegidos através da vacinação da mãe", disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Carolina Rossin.

Além disso, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que antes era paga, agora também está disponível nas unidades de saúde. O imunizante precisa ser aplicado a partir da 28ª semana de gestação.

Em Cascavel, cerca de 3 mil mulheres são acompanhadas pela saúde, 950 delas precisam tomar a vacina, mas só metade recebeu a dose até agora.

RECESSO DAS UNIDADES DE SAÚDE

As vacinas estão disponíveis, mas as unidades entram em recesso a partir do dia 24 de dezembro, retornando apenas em 5 de janeiro.

Fonte: CATVE