A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) venceu, pelo segundo ano consecutivo, o II Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). O prêmio, conquistado com o case do Infohidro, consolida a relevância dos projetos da empresa para assegurar o acesso sustentável à água potável e sua liderança nacional na gestão de recursos hídricos.
O Prêmio Nacional Universalizar abrange seis categorias. A Sanepar recebeu também o 2º lugar na categoria Meio Ambiente, com o projeto de destinação do lodo (resíduos resultantes do tratamento do esgoto) para a agricultura, como fertilizante. Os troféus foram entregues na noite desta quinta-feira (4), em cerimônia realizada em Brasília.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, disse que o reconhecimento duplo dentre os 49 projetos inscritos de todo o país reforça o protagonismo da Companhia no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis no saneamento. “Não é apenas um prêmio para a Sanepar, é a validação de que estamos no caminho certo frente aos desafios globais", disse.
"Consolidar nossa liderança nacional prova que a Sanepar não apenas reage, mas se antecipa com planejamento sólido e inovação. O Infohidro e o nosso programa de uso agrícola do lodo são exemplos práticos de como transformamos tecnologia e economia circular em legado para a população”, destacou Bley.
CONSISTÊNCIA E LIDERANÇA – Na primeira edição do Prêmio Nacional Universalizar, em 2024, a Sanepar venceu na categoria Segurança Hídrica com o projeto Reservas Hídricas do Iguaçu. Neste ano, garantiu o topo com o projeto “Sistema de Informações Hidrometeorológicas e Ambientais para a Gestão de Recursos Hídricos” (Infohidro), ferramenta estratégica que monitora, em tempo real, as condições hidrometeorológicas de todas as bacias do Paraná.
Desenvolvido pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema oferece produtos personalizados para atender necessidades da área de saneamento ambiental, com dados de curto, médio e longo prazo de estações do Simepar e do Instituto Água e Terra (IAT). O sistema registra dados como volume de chuvas, vazão dos corpos hídricos e projeções hidrológicas com previsões de até sete dias.
A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes, explica que o Infohidro representa um salto de qualidade na gestão da água no Paraná. “O grande diferencial dessa conquista é a integração. Unimos as expertises da Sanepar, do Simepar e do IAT para criar uma ferramenta que oferece dados em tempo real e previsões hidrológicas assertivas", explica Ester. "Mais do que garantir a segurança operacional do abastecimento, o sistema cumpre uma função social vital ao municiar a Defesa Civil com informações para agir em cenários extremos”, explicou.]
SUSTENTABILIDADE NO CAMPO – O case “Destinação Agrícola do Lodo de Esgoto da Sanepar no Estado do Paraná – Anos 2023 e 2024", que deu à Sanepar a 2ª colocação na categoria Meio Ambiente, é uma referência em economia circular em larga escala. A iniciativa transforma o lodo gerado no tratamento de esgoto — que seria um passivo ambiental em aterros sanitários — em um insumo rico em nutrientes para a agricultura.
Em 2024, 132 agricultores de 59 municípios paranaenses foram beneficiados com a distribuição de mais de 32 mil toneladas do material. O programa aumenta a produtividade no campo e reduz significativamente a pegada de carbono da operação de saneamento.
SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Nacional Universalizar é a principal honraria concedida pela Aesbe, visando reconhecer projetos que aceleram a universalização do saneamento e promovem a inovação. A manutenção da Sanepar entre os vencedores em edições seguidas atesta o compromisso da empresa com a excelência técnica e o cumprimento do ODS 6 (Água e Saneamento) da ONU.
Nesta edição, foram avaliados 49 projetos de diversas companhias estaduais, divididos em seis categorias: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética, Inovação e Comunicação e Engajamento Social.
Fonte: AEN
Foto: Sanepar

0 Comentários