Caso André Sagaz: bombeiros intensificam buscas por desaparecido em trilhas, dunas e costões

Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

As buscas por André Cuneo Sagaz, de 28 anos, acontecem por trilhas, dunas, orlas e costões de Florianópolis, informaram os bombeiros nesta quinta-feira (2). Além dos bombeiros e da polícia, voluntários se mobilizaram e procuram o desaparecido a pé, a cavalo e de moto.

Conforme a corporação, a procura pelo desaparecido mobiliza bombeiros desde 30 de setembro. O jovem está desaparecido desde quarta-feira (24), quando teria ido até a Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, para encontrar um amigo em uma pousada naquela noite.

Segundo os bombeiros, as buscas por André Sagaz foram concentradas em pontos próximos ao último local onde ele foi avistado, na Barra da Lagoa. Em seguida, a procura se estendeu até o Moçambique e a trilhas de difícil acesso em área conhecida como Paraíso, que o jovem costumava frequentar.

Para as buscas, os bombeiros utilizaram drone e quadriciclos. Conforme a corporação, não há indícios de que André tenha entrado na mata ou se deslocado para outro local.

Além da corporação, a comunidade se mobilizou e voluntários ajudam a família a procurar o jovem desaparecido em diversas trilhas.

O sumiço de André Cuneo Sagaz provocou uma onda de mobilizações nas redes sociais. Publicações são compartilhadas em diferentes plataformas e aplicativos de mensagens. “Continuamos com esperança em busca de nosso companheiro”, escreveu o pai dele em uma das postagens.

Bombeiros divulgam próximos passos na busca por André Sagaz e explicam por que buscas não ocorrem no mar

Nesta quinta-feira (2), novas informações recebidas pelos bombeiros indicam que André Sagaz foi visto nas ruas dos Ingleses. Antes de estender as buscas ao local, a corporação aguarda a confirmação da veracidade da informação.

A corporação foi questionada sobre o motivo de não haver buscas no mar e afirmou que há mais indícios de que o jovem esteja em terra. No entanto, os bombeiros utilizam drones para sobrevoar a orla e também parte do mar, ressaltando que orientam as buscas com base em indícios para que os recursos sejam melhor utilizados e a procura seja mais eficiente.

“Caso surjam vestígios que indiquem a possibilidade de deslocamento ou entrada no mar, os esforços serão prontamente direcionados para buscas aquáticas ou mesmo subaquáticas, com emprego dos recursos adequados.”

As imagens obtidas pelo portal ND Mais mostram André Sagaz caminhando na faixa de areia da praia na Barra da Lagoa.

No canto superior esquerdo da imagem, é possível ver o momento em que ele chega sozinho, vestindo roupa preta, e cumprimenta algumas pessoas que parecem aguardá-lo em um portão.

O flagrante aconteceu já na madrugada de quinta-feira (25), por volta das 4h16. O jovem permanece por ali algum tempo, mas depois desaparece da imagem e é flagrado em outro ponto da região.

Quase duas horas depois, já com o amanhecer, André Sagaz aparece caminhando em uma calçada, vestindo a mesma roupa e novamente sozinho. Na gravação, o homem não dá sinais de desorientação.

Conforme relatos, ele é um rapaz bastante conhecido da região central de Florianópolis e possui muitos amigos. A família de André tem recebido apoio de interessados em ajudar a localizá-lo. As publicações feitas pelo pai dele, Carlos Sagaz, possuem centenas de comentários.

André Cuneo Sagaz tem uma tatuagem na região do abdome que vai até a altura do peito, característica que pode ajudar a identificá-lo. Ele tem pele branca, olhos e cabelos castanhos. Qualquer informação sobre ele pode ser repassada ao SOS Desaparecidos da PMSC pelo telefone (48) 9 8843-3152.

Fonte: ND+