Autoridades confirmam que avião que caiu não tinha caixa-preta

Foto: Divulgação / Defesa Civil

O avião que caiu em Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, no domingo (22) e deixou 10 pessoas mortas e pelo menos 17 feridas, não tinha caixa-preta, de acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Duas das vítimas seguem em estado grave.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o modelo da aeronave não era obrigado a ter o sistema de registro das últimas conversas da tripulação. Com isso, vai ser necessário outras formas de informação para determinar as causas desse acidente.

Conforme o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC n° 91), as aeronaves com mais de 10 lugares, com motores a turbina devem ter a chamada caixa-preta. Além disso, é obrigatório para modelos fabricados após 1991.

A aeronave que caiu em Gramado tinha apenas nove lugares, por isso, não se encaixa nas regras da aviação civil.

Avião cai em Gramado

Um avião caiu em Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, no domingo (22) e deixou 10 pessoas mortas e pelo menos 17 feridas. A aeronave pertencia ao empresário Luiz Cláudio Galeazzi, que no momento do acidente, estava pilotando o avião. Uma foto circula nas redes sociais e mostra a família reunida em frente a um avião.

Em outra imagem publicada por Lilian Natucci, mostra ela e os netos em frente a uma árvore de Natal dias antes da tragédia. Nos comentários, uma das adolescentes, identificada como Maria Eduarda Galeazzi, escreveu: “Te amo vovó”.

Conforme os relatos, Galeazzi estava viajando com a família e todos morreram em decorrência do acidente aéreo.

Lista de vítimas:

Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi: piloto

Tatiana Natucci Niro: esposa de Galeazzi

Maria Antonia Niro Galeazzi: filha de Galeazzi e Tatiana

Lilian Natucci: sogra de Galeazzi

Maria Eduarda Niro Galeazzi: filha de Galeazzi e Tatiana

Veridiana Natucci Niro: irmã de Tatiana (esposa de Galeazzi)

Maria Elena Niro Galeazzi: filha de Galeazzi e Tatiana

Bruno Cardoso Munhoz Guimarães Araújo: marido de Veridiana

Giulia: filha de Veridiana e Bruno

Matteo: filho de Veridiana e Bruno

As causas da queda do avião estão sendo investigadas pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas, no RS.

Fonte: RIC