Israel reafirma disposição para acordo de cessar-fogo com o Hamas, diz presidente

GPO

O presidente israelense, Isaac Herzog, afirmou que Israel continua “pronto para um acordo completo” para acabar com a guerra contra o Hamas, apesar do ataque realizado na terça-feira (9) que teve como alvo a delegação do Hamas no Catar, enquanto analisavam a mais recente proposta de cessar-fogo.

Espera-se que o Hamas responda em breve à última proposta de cessar-fogo apoiada pelos EUA para Gaza, segundo informou um diplomata envolvido nas negociações à CNN, antes que o ataque de Israel em Doha interrompesse os planos.

Questionado pela CNN se o ataque de Israel em Doha indicava que o país não tem interesse em um cessar-fogo, Herzog enfatizou que Israel quer ver o fim da guerra.

“Israel deixou claro ontem... que está pronto para um acordo completo, o fim da guerra, o retorno dos nossos reféns e seguir em frente. É isso que Israel está disposto a fazer, e está esperando, esperando e esperando, e vemos o tempo todo como eles (o Hamas) manipulam as propostas”, disse Herzog na quarta-feira (10), durante um evento no Chatham House, um renomado think tank internacional em Londres.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou apenas que Israel havia aceitado a nova proposta dos EUA horas depois de realizar o ataque em Doha.

Durante a discussão, Herzog também afirmou que Israel vinha aceitando propostas de cessar-fogo “quase no último ano”, alegando que o Hamas frequentemente inseria uma “pílula venenosa” nas negociações.

O ministro da Segurança Nacional de extrema-direita de Israel, Itamar Ben Gvir, disse no início deste ano que havia frustrado repetidamente acordos de cessar-fogo.

Na quarta-feira, Herzog se reuniu com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em Londres, dizendo que tiveram uma discussão “difícil”, enquanto o Reino Unido se prepara para reconhecer um estado palestino ainda este mês.

Fonte: CNN