Irã reage a ameaças dos EUA e promete resposta “decisiva” se agressões continuarem

REUTERS/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (28) que, caso Teerã tente reiniciar o funcionamento das instalações nuclear, ordenará novos ataques.

Trump fez a ameaça enquanto conversava com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, no seu resort de golfe Turnberry, na costa oeste da Escócia.

O Irã, que nega estar tentando desenvolver uma arma nuclear, insiste que não desistirá do enriquecimento doméstico de urânio, apesar dos bombardeios de três instalações nucleares - Fordow, Isfahan e Natanz.

Trump disse aos repórteres que o Irã tem enviado "sinais desagradáveis" e que qualquer esforço para reiniciar o programa nuclear será imediatamente anulado.

"Nós acabamos com as possibilidades nucleares deles. Eles podem começar de novo. Se fizerem isso, vamos acabar com tudo mais rápido do que vocês conseguem apontar o dedo", disse Trump.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse nesta segunda-feira (28) que Teerã está totalmente ciente do impacto do que ele chamou de agressão americano-israelense em ambos os lados e alertou que qualquer repetição de tais ações levaria a uma resposta decisiva.

"Se a agressão se repetir, não hesitaremos em reagir de maneira mais decisiva e de uma forma que será impossível encobrir", postou Araghchi no X, sem fornecer mais detalhes.

Os EUA lançaram ataques no mês passado contra instalações nucleares iranianas que, segundo Washington, faziam parte de um programa voltado para o desenvolvimento de armas nucleares. Teerã afirma que seu programa nuclear é para fins puramente civis.

Fonte: CNN