Na noite de quinta-feira, (03) aconteceu no Ginásio Arrudão foi realizada a primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deste ano de 2025 em Francisco Beltrão. Neste semestre, as aulas foram aplicadas para 575 estudantes de 5º anos, de 26 turmas diferentes. Ao todo oito escolas municipais receberam as aulas.
O Programa é realizado em parceria com a prefeitura por meio da secretaria municipal de Educação, que adquire o livro do estudante, as camisetas e a estrutura para a formatura. Já a Polícia Militar do Paraná, disponibiliza as instrutoras Cabo Thiara e Soldado Francine para a aplicação do currículo, que é desenvolvido ao longo de 10 lições.
Receberam aulas do Proerd neste semestre: Escola Municipal Bom Pastor; Escola Municipal Frei Deodato; Escola Municipal Higino Antunes Pires Neto; Escola Municipal Madre Boaventura; Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração; Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima; Escola Municipal Profº Rubens Amélio Bonatto e Escola Municipal Recanto Feliz. O evento reuniu além de alunos de 5º anos que receberam aulas do Programa, professores, policiais, familiares e autoridades.
Estiveram presentes no evento, o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Ricardo da Costa; o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Gomes Pitz; o prefeito municipal de Francisco Beltrão, Antonio Pedron; a primeira-dama, Rose Pedron; a vice-prefeita, Lurdinha Bertani; a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen; a secretária de Esporte e Lazer, Ilda Schmitz; a diretora do departamento de Cultura, Franciele Thomaz; o vereador Bruno Savarro e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Paulo Schwalm.
Entre os objetivos estão o de ensinar as crianças a fazerem boas escolhas, para isso, ao longo de 10 lições, são abordados assuntos como: formas de resistir à pressão dos colegas, lidar com situações de tensão, bullying, riscos e consequências das suas escolhas, pedir ajuda, saber se comunicar e conhecimentos sobre as drogas mais comuns. O objetivo é contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, sem violência e com menos danos causados pelo uso de diferentes drogas.
Fonte: PMPR

July
PMPR

0 Comentários