Veja tratamento para prevenir e se livrar de aftas
As aftas na boca, também conhecidas como úlceras aftosas, são pequenas feridas dolorosas que surgem na cavidade oral e que podem ser verdadeiros incômodos no dia a dia. Mas você sabe o que é indicado para prevenir e tratar elas?
A Dra. Suelen Freire, especialista em bioquímica odontológica e saúde bucal, explica mais sobre o assunto e deixa algumas dicas:
Aftas na boca: o que pode ser?
A Dra. explica que as causas para o surgimento das aftas são desconhecidas, mas que diversos fatores podem estar envolvidos no desenvolvimento dessas feridas na boca. Ela lista alguns deles:
- Genética: o histórico familiar pode aumentar a predisposição às aftas.
- Sistema imunológico: a imunidade enfraquecida por estresse, fadiga e deficiências nutricionais, também pode aumentar as chances de surgirem os machucados na boca.
- Traumas bucais: mordidas acidentais na bochecha, língua ou lábios também podem ocasionar as aftas.
- Alterações hormonais: a menstruação e gravidez também está associada ao aparecimento de úlceras na boca.
- Alimentação: ainda, alguns alimentos podem desencadear as feridas, como frutas cítricas, chocolate, café e tomate.
Ela indica que, de forma geral, tudo que afeta a mucosa da boca, aumenta as chances de afta e pode ser uma possível causa. E para evitar o desconforto, é necessário o controle de todas as questões mencionadas acima, acrescentando a realização da higiene bucal completa e evitar o tabagismo. Além disso, a especialista reforça a atenção aos seus gatilhos individuais:
4 opções de tratamentos para as aftas
Mesmo com todos os cuidados, é muito comum que as feridas venham a aparecer ocasionalmente e se tornem um incômodo. Para fazer elas irem embora mais rápido, a especialista indica algumas opções:
- Receitas caseiras. Os famosos remédios caseiros podem oferecer um alívio temporário, mas é preciso ter cuidado com a receita escolhida. Algumas opções seguras são: bochecho com água morna e sal ou chá de camomila.
- Uso de enxaguante bucal específico. O uso de produtos que auxiliem na cicatrização e na ação bactericida também é indicado. Um bom exemplo é o enxaguante da bluem que, com a liberação de oxigênio ativo, ajuda a cicatrizar, alivia a dor e evita proliferação de bactérias.
- Aplicação de géis e pomadas. Produtos tópicos anti-inflamatórios também são indicados pela especialista, seguindo a orientação profissional do seu dentista.
- Terapia a laser. Para casos mais graves, a terapia a laser de baixa potência, realizada por um dentista qualificado, pode ajudar a acelerar a cicatrização e reduzir a dor.
A Dra. Suelen também lembra que, durante o tratamento, é importante reforçar a higiene bucal e evitar alimentos ácidos e picantes. E, no caso de aftas constantes e recorrentes, é indispensável consultar um dentista especializado.
Aftas graves, persistentes ou frequentes requerem diagnóstico e tratamento adequados para prevenir complicações e garantir a saúde bucal.
— Dra. Suelen Freire
Os produtos bluem ajudam nas aftas?
A resposta é sim! A Dra. Suelen diz que eles são altamente recomendados para auxiliar tanto no tratamento quanto na prevenção de aftas. Por conta da fórmula exclusiva, os produtos bluem possuem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e que auxiliam na cicatrização dos tecidos bucais.
Em especial, ela indica a utilização de dois produtos:
O uso enxaguatório bucal e o gel oral da bluem ajudam a aliviar a dor, reduzir a inflamação e acelerar o processo de cicatrização das aftas, além de promover uma higiene bucal eficaz.
Fonte: G1