Temporal causa diversos estragos no Paraná; veja os vídeos

 Temporal causa diversos estragos no Paraná; veja os vídeos

Foto: Corpo de Bombeiros

O temporal que atingiu o Paraná na tarde desta terça-feira (17) deixou estragos em algumas regiões do Estado. Vídeos registrados por moradores mostram os vestígios das fortes chuvas em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava. 

Quedas de árvores foram registradas entre os Km 510 e 517 da BR-376, que liga Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, até Curitiba. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) foram acionadas para fazer a desobstrução da pista.

Em Guarapuava, na região central do Estado, o temporal atingiu e deixou residências destelhadas nesta terça (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes estão nas ruas para distribuição de lonas. Os bairros mais atingidos foram Batel e Boqueirão.

Vídeos: Corpo de Bombeiros
Vídeos: Corpo de Bombeiros

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de tempestade para a região Leste do Paraná, Litoral, Norte e Noroeste e perigo potencial de chuvas intensas para a região Oeste e Sudoeste nesta terça-feira (17) e nesta quarta-feira (18).

Cidades do Leste, Litoral, Campos Gerais, Noroeste e Norte podem ter volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Continua após a publicidade

Já as cidades do Oeste e Sudoeste podem ter volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 m/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. 

Orientações para chuvas intensas:

O Inmet publicou uma série de orientações para se prevenir e evitar os transtornos das tempestades. Confira abaixo:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta de perigo teve início às 9h50 desta terça-feira (17) e vai até às 10h desta quarta-feira (18).

O volume de chuvas acende um alerta para os deslizamentos e possíveis novos bloqueios nas rodovias paranaenses.

Fonte: ricmais.com.br

Beltrão Agora

Notícia relacionada