Tecnologia 5G começa a funcionar em Francisco Beltrão

 Tecnologia 5G começa a funcionar em Francisco Beltrão

Foto: Assessoria

A tecnologia 5G para a telefonia celular começou a funcionar nesta semana em Francisco Beltrão, inicialmente com a operadora TIM. A princípio o sistema está em fase de testes, mas nos próximos dias terá pleno funcionamento. Nos aparelhos já começa a aparecer a opção do 5G.

“Estávamos aguardando o benefício com bastante expectativa. É importante a liberação deste avanço tecnológico, não somente na telefonia celular, mas para todo o sistema de comunicação sem fio. Estamos chegando aos 100 mil habitantes e a nossa gente precisa ter acesso a este avanço”, enfatiza o prefeito Cleber Fontana.

A oficialização da tecnologia 5G para o município de Francisco Beltrão aconteceu em outubro de 2023 por parte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), quando as operadoras detentoras da frequência ficaram autorizadas a ativar o sistema.

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis, projetada para comunicação sem fios. Suas vantagens incluem maiores velocidades de download e upload e maior confiabilidade, expandindo a capacidade de conexão para dispositivos de internet. A data original para a liberação do espectro para cidades do porte de Beltrão era janeiro de 2026, mas a concessão do benefício foi antecipada.

Fonte: Assessoria

Redação Beltrão Agora

Notícia relacionada