Sueza Oldoni é homenageada com o nome da Casa dos Conselhos

 Sueza Oldoni é homenageada com o nome da Casa dos Conselhos

Foto: Assessoria

Na celebração do Dia do Assistente Social, nesta quarta-feira, 15 de maio, a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria de Assistência Social, homenageou a Assistente Social Sueza Oldoni da Motta com o nome da Casa dos Conselhos Municipais. A cerimônia contou com a participação de autoridades, seus colegas de trabalho, amigos e familiares, dentre eles os seus pais, Antonio e Zélia, e a irmã Suelen. Sueza faleceu aos 32 anos, no dia 14 de abril deste ano, vítima de câncer.

Na abertura da cerimônia a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flavia Bedin, apresentou o histórico da homenageada. Na sequência aconteceram vários depoimentos das autoridades, todos com muita emoção. O prefeito Cleber Fontana enalteceu a vocação dela para servir as pessoas. “A Sueza foi uma pérola no serviço público e sempre se dedicou de corpo e alma. Uma pessoa comprometida. Esta homenagem reconhece a sua atuação profissional e perpetua o seu nome”, disse o prefeito.

Em nome da família a sua irmã Suelen agradeceu a homenagem da administração municipal e a oportunidade que Sueza teve para cumprir a sua missão. A secretária Nádia Bonatto, da Assistência Social, falou sobre o sentimento da equipe naquele momento e a gratidão que todos tem por ela.

“Mesmo nos deixando tão cedo, a Sueza cumpriu sua missão”, disse Nádia. Também falaram na cerimônia a Chede do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir Maciel, e o vereador Ronaldo Bizotto.

A Casa dos Conselhos Municipais foi inaugurada em 2019 e atende os Conselhos de Políticas Públicas que foram instituídos a partir da Promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Os conselhos são órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, responsáveis pela execução, formulação, fiscalização, promoção e defesa das políticas públicas. Nos espaços dos conselhos se concretiza a participação social preconizada na Constituição Federal.

Compuseram a frente de honra as seguintes pessoas:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; os pais da homenageada, Antonio e Zélia, e a sua irmã Suelen; a secretária municipal de Assistência Socia, Nádia Bonatto; a Chefe Núcleo Regional da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Elenir Maciel; vereadores Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flavia Bedin; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tatiane Vieira; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Yan Leonardo Bem; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Eli Ivete Mosquer; o vice-presidente do Conselho Municipal de Habitação, Erick Kulik da Silva; a vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Mayara Faim; a representando da Equipe de Mobilização do Núcleo da Paz e as Redes de Proteção, Marcela Trevisan.

Histórico de Sueza

Sueza Oldoni da Motta iniciou sua jornada na Prefeitura de Francisco Beltrão na função de Assistente Social em 15 de setembro de 2015, dedicando-se inicialmente ao trabalho no CRAS Centro. No início de 2017 assumiu a coordenação do CREAS, onde permaneceu por dois anos, antes de ingressar na equipe do Órgão Gestor da secretaria municipal de Assistência Social. A partir daí suas contribuições, já significativas, expandiram-se ainda mais, assessorando diretamente todos os serviços integrados à secretaria.

Destaque para o fortalecimento da Equipe de Mobilização do Núcleo da Paz e reorganização das Redes de Proteção, elaboração dos projetos de implantação do CRAS Padre Ulrico e do CRAS São Miguel, elaboração do projeto e implantação da Escuta Especializada e do Serviço Família Acolhedora, coautoria do Boletim Informativo da Vigilância Socioassistencial, orientação e capacitação para Conselheiros Tutelares, presidência do Conselho Municipal de Assistência Social e a vice-presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dentre outros aspectos da atuação profissional, onde teve a oportunidade de externalizar seus muitos talentos, Sueza esteve à frente da elaboração de importantes resoluções que impactaram diretamente na organização e efetivação da Política de Assistência Social no município. Além da esfera municipal, foi parte do corpo docente do curso de Serviço Social da Unioeste, contribuindo para a formação de novos profissionais. Inclusive vários deles integram o quadro de servidores da Assistência Social da prefeitura.

Mesmo enfrentando novos desafios desde seu diagnóstico de câncer, em novembro de 2020, Sueza continuou sua incansável luta, mantendo sua coragem e perseverança até o fim. Sua partida precoce, aos 32 anos, deixa uma lacuna, mas seu legado permanecerá para sempre.

Fonte: Assessoria

Redação Beltrão Agora

Notícia relacionada