Projeto do Estado, Óculos Amigo concorre a prêmio de inovação a partir de voto popular
Está aberta a votação da população para escolha do vencedor da 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão do governo federal voltado para a transformação da gestão pública por meio de capacitações. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), é finalista com o projeto de inclusão social Óculos Amigo.
O link para votação está disponível AQUI. O projeto Óculos Amigo é um dos finalistas da “Categoria 4 – Inovação para o Cuidado”, concorrendo ao lado de mais cinco iniciativas, sendo duas de Minas Gerais, duas de Santa Catarina e uma do Mato Grosso do Sul.
A votação para o público fica aberta até 20 de outubro. Além da escolha popular, os finalistas serão premiados pela organização do Enap através de um comitê de avaliação. Haverá entrega de troféu, certificados individuais de premiação destinados aos integrantes da equipe executora e, sob demanda, aos parceiros, além de direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas. O resultado final será divulgado em 31 de outubro, em cerimônia em Brasília.
O concurso tem como objetivo reconhecer e valorizar servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais que atuaram de maneira inovadora para atender demandas da sociedade, premiando projetos que visam melhorar processos, serviços e políticas públicas que tenham sido implementados há pelo menos seis meses.
Idealizado em 2023 pela SEI, e com participação das secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), o projeto do governo estadual é voltado à inclusão social, melhoria da qualidade de vida e facilitação do aprendizado de crianças e adolescentes com deficiências visuais.
SOBRE O PROJETO – O projeto Óculos Amigo possibilitou a entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva, para 147 alunos da rede pública de ensino do Paraná.
Por meio de uma câmera e saída de áudio, o equipamento fabricado em Israel fica acoplado à haste do óculos e usa a inteligência artificial para transmitir informações em tempo real aos usuários. Sem a necessidade de conexão à internet, o equipamento tem capacidade de ler textos em qualquer superfície, reconhecer diversos objetivos e cores e identificar até 200 rostos.
Com um investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto abrangeu 75 municípios do Paraná. Um ano depois da entrega, o dispositivo tem se mostrado uma ferramenta importante para garantir maior autonomia na execução de tarefas, além de ser um aliado na educação tradicional e aumentando as possibilidades de aprendizado.
Além da SEI, responsável pela aquisição e a supervisão do projeto, outros dois órgãos também estiveram diretamente envolvidos: a Sedef viabilizou a compra dos equipamentos, por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). Já a Secretaria da Educação teve participação ativa na implementação do recurso no ambiente escolar, e acompanhando o dia a dia e a evolução dos alunos.
Fonte: AEN