Paraná Clube está a uma vitória simples de voltar a elite do Paranaense
Um dos times mais tradicionais do futebol paranaense está muito perto de atingir o principal objetivo da temporada 2024. O Paraná Clube, que disputa a Divisão de Acesso, só precisa fazer aquilo que tem feito em casa nos jogos da Segundona para retornar à elite do Estadual em 2025. Uma vitória simples no segundo jogo da semifinal, domingo (14) às 11h, garante o Tricolor na final da segundona e automaticamente na Primeira Divisão do ano que vem.
Comandado pelo técnico Tcheco, ex-jogador com passagens pelo próprio Paraná Clube, o time paranistas fará seu sexto duelo como mandante na competição. Nas cinco partidas que realizou diante da sua torcida, a Gralha Azul venceu todos, aproveitamento de 100%. O placar que mais se repetiu foi um 1 a 0, contra Nacional, Laranja Mecânica e Patriotas. Depois de um empate sem gols no último fim de semana, na semifinal, com o Patriotas, é de uma simples vitória que o Paraná precisa para avançar à final.
De acordo com o regulamento da Federação Paranaense de Futebol, na semifinal e na final, em caso de igualdade de pontos (vitórias alternadas ou dois empates) o primeiro critério de desempate é o saldo de gols do confronto e persistindo a igualdade haverá disputa de pênaltis, sem prorrogação. Assim, que vencer de Paraná e Patriotas fica com a vaga na final e na elite. Em caso de empate, a decisão de quem avança será nos pênaltis.
Por outro lado, o aproveitamento do Patriotas como visitante não chega a ser tão bom a ponto de preocupar os torcedores tricolores. O time da região metropolitana de Curitiba só somou quatro pontos fora de casa na primeira fase, dos 12 disputados. A única vitória foi sobre o Rio Branco, em Paranaguá, 1 a 0 pela 6ª rodada, mas foi o único revés do Leão da Estradinha diante da torcida parnanguara. O empate foi na 2ª rodada, 2 a 2 com o Foz do Iguaçu no Estádio ABC. Na Divisão de Acesso o melhor visitante na fase de classificação foi o Nacional, com 10 pontos em cinco jogos.
Na outra partida da semifinal ACP Paranavaí e Rio Branco empataram em 1 a 1 no fim de semana e no sábado (13), às 16h, as equipes se enfrentam no Estádio Municipal Fernando Charbub Farah, em Paranaguá. Quem vencer o duelo também avança para a final e vai disputar a primeira divisão no ano de 2025. Na primeira fase o Rio Branco venceu o ACP em casa por 1 a 0 na estreia do campeonato.
Campanha Paranista em jogos mandantes:
Na estreia da Segundona, venceu o Nacional por 1 a 0 na Arena da Baixada, estádio do Athletico, jogando como mandante. Na segunda rodada recebeu o Apucarana no estádio do Coritiba, o Couto Pereira, e triunfo por 3 a 0 também com mando de campo a seu favor. O primeiro jogo do Paraná Clube no Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, foi apenas na quarta rodada da Divisão de Acesso. Os comandados de Tcheco derrotaram o Laranja Mecânica por 1 a 0. Depois, pela sétima rodada, recebeu o rival da semifinal e bateu o Patriotas por 1 a 0. A última partida em casa na primeira fase teve goleada sobre o Galo Maringá, 6 a 2.
Apesar do placar elástico sobre um time que apresentou muita fragilidade ao longo de toda a competição, sendo rebaixado com nove derrotas em nove jogos, foi para o lanterna que o Tricolor sofreu os únicos dois gols jogando diante da torcida. Aliás, torcida que deve ser novamente o grande incentivo paranistas. Nos cinco jogos como mandante, foram 101.377 torcedores, média de 20.275 por partida. O maior público foi na estreia contra o Nacional, na Arena da Baixada, quando 36.737 torcedores estiveram presentes em uma grande festa.
Fonte: Catve.com