Papa Francisco pede aos educadores que acrescem a fraternidade ao conteúdo de ensino

 Papa Francisco pede aos educadores que acrescem a fraternidade ao conteúdo de ensino

Foto: Internet

A Rede Mundial de Oração do Papa divulgou nesta semana a primeira edição de 2023 do Vídeo do Papa. Na mensagem de janeiro, Francisco pede orações pelos educadores e lhes propõe que incluam o ensino da fraternidade na educação.

“Gostaria de propor aos educadores que acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade”, diz o pontífice.

No vídeo, com duração de pouco mais de 1 minuto, o Papa lembra que, além de um ato de amor, a educação contribui para recuperar o entendimento da fraternidade “para que não ignoremos os mais vulneráveis”.

Para Francisco, “o educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”.

É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar. E eles serão ouvidos com muito mais atenção e serão criadores de comunidade. Por quê? Porque estão semeando este testemunho.

Segundo o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, pe. Frédéric Fornos, “novamente, diante dos desafios do mundo, o Papa Francisco insiste mais uma vez na fraternidade. É a bússola de sua Encíclica Fratelli tutti. É o único caminho para a humanidade, e é por isso que a educação é essencial”.

Continua após a publicidade

Rezemos para que os educadores sejam testemunhas críveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis.

Lançado em janeiro de 2016, “O Vídeo do Papa” é um projeto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração. A cada mês, Francisco apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade em geral, desafios que dizem respeito a todas as tradições religiosas e pessoas de boa vontade.

Fonte: Agência Signis

Beltrão Agora

Notícia relacionada