PSDB e Podemos negociam fusão no Paraná: Beto Richa e Cristina Graeml podem formar chapa em 2026

Manuela Niclewicz/ RIC

Curitiba - O deputado federal Beto Richa (PSDB) comentou nesta sexta-feira (13) sobre a possível incorporação do PSDB com o Podemos. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, o ex-governador destacou que faltam poucos detalhes para a concretização, entretanto, ainda há problemas para serem resolvidos em relação à governança. Fomos muito bem recebidos pelo Podemos, mas ainda temos alguns problemas com relação à governança, não chegamos a um acordo sobre quem comandará, sobre sucessão, composição, só isso que está dificultando essa incorporação”, comentou Beto Richa.

A possível união colocaria Beto Richa e Cristina Graeml juntos, visto que ela se filiou ao Podemos no início deste ano. Com a incorporação, as lideranças dos partidos deverão definir quem serão os candidatos das eleições. 

“Eu não conversei com a Cristina. Mas em umas duas ou três vezes, em conversa com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, todo tempo ela me falou, ‘Beto você é muito bem-vindo ao Podemos, digo em nome das lideranças do estado do Paraná’. E eu perguntei, ‘e a Cristina?’. Ela respondeu ‘não tem nada contra, o senhor é bem-vindo’”, declarou Richa.

O deputado ainda reforçou que insistiu no tema com Renata Abreu, pois sabe das diferenças com Cristina. “Eu que questionei ainda, porque conheço o estilo dela (Cristina), diferente da gente que trata com mais respeito as questões, as pessoas, mesmo que haja alguma diferença de ordem ideológica, de posicionamento, a gente é de conciliar, de respeitar a opinião contrária. O que eu soube é que não teria nenhum problema, inclusive da parte dela, da nossa entrada nessa composição PSDB e Podemos”, completou Richa.

Fonte: RIC