Copel finaliza a análise das reclamações sobre faturas de energia

Foto: Catve

Desde quando a companhia de energia elétrica do Paraná começou a fazer a troca dos medidores, no início do ano, surgiram milhares de reclamações. Os consumidores alegavam erro na leitura, já que o valor subiu muito desde que os medidores inteligentes foram instalados. A Copel analisou questionamentos e concluiu a análise das reclamações.

Desde o início, a companhia dizia que o problema não estava nos medidores inteligentes e alguns protocolos que foram abertos também receberam respostas negativas. Mas as reclamações não cessaram.

Depois da análise ser concluída, a Copel explicou quais falhas foram encontradas. Confira a nota na íntegra:

"A Copel informa que concluiu a análise de 2.850 reclamações registradas em Cascavel. Em 769 casos, foi encontrada a necessidade de revisão. Nas faturas substituídas, havia falha humana, a partir de erro da empresa terceirizada, no momento da leitura do consumo no medidor antigo e do cadastro do novo medidor. Houve, também, casos em que o leiturista não teve acesso ao medidor. Nesses casos, os valores são lançados pela média do consumo. Em nenhum dos casos houve constatação de falha na operação dos novos aparelhos medidores.

Desde então, a Copel reforçou o treinamento das equipes terceirizadas que fazem a troca dos medidores. Adicionalmente, nesse processo, ampliou a prática de registro fotográfico e da leitura do código de barras do equipamento de medição. Por fim, a Copel manterá leituristas em campo até que todas as 166 mil unidades consumidoras atendidas em Cascavel contem com novos medidores."

Fonte: Catve