Gripe aviária: governo descarta caso e vazio sanitário chega a 14 dias

Foto: Metrópoles

O Ministério da Agricultura informou, nesta quarta-feira (4/6), que o caso de gripe aviária que estava em investigação em uma granja comercial em Anta Gorda (RS) foi descartado.

Com isso, em mais 14 dias, caso não seja confirmado outro caso, o Brasil poderá se declarar livre de gripe aviária e retomar as negociações comerciais. De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o chamado vazio sanitário termina no dia 18 de junho.

“A partir desta data da desinfecção [da granja de Montenegro] precisamos ficar 28 dias sem nenhum caso. Daí, é o ciclo do vírus; portanto, após 28 dias, se não houver nenhum caso, o Brasil pode se autodeclarar livre de gripe aviária novamente”, declarou o ministro Carlos Fávaro.

Ainda segundo o ministro, atualmente há 21 mercados com restrição total para a compra de carne de aves do Brasil. Outros 14 estão com suspensões no Rio Grande do Sul e quatro em Montenegro.

O titular da pasta informou ainda que China, União Europeia e México estão em negociações para reduzir o raio de restrição às importações.

Fonte: Metrópoles