“Puxador de guerra” do Comando Vermelho, “Xuxu” é morto em área do TCP

Foto: Reprodução / BAÚ DO RIO OFC

Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) interceptaram uma quadrilha armada de faccionados do Comando Vermelho (CV), na madrugada desta quarta-feira (4/5), após uma troca de tiros na comunidade Trio de Ouro, no Rio de Janeiro, área dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). O traficante conhecido como Xuxu (foto em destaque) foi morto na ação. O criminoso é ex-frente da favela da Guacha (TCP), em Belford Roxo (RJ), mas teria “pulado” para o lado do Comando Vermelho.

Xuxu e outros três traficantes estavam em dois SUVs — um branco e outro cinza — e efetuaram disparos com armas de grosso calibre numa suposta tentativa de tomada de território. Durante a interenção da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), uma viatura foi atingida por disparos.

Além de Xuxu, que foi morto, foram presos outros dois criminosos identificados pelos apelidos de “Presuntinho” e “Cara Fina”. Um outro conseguiu fugir. Xuxu é “puxador de guerra” do CV, cargo que, na linguagem do crime, corresponde a uma espécie de organizador de território. Cabe ao “puxador” estabelecer onde ficarão posicionados olheiros, aviõezinhos, etc.

Segundo a PMERJ, a equipe policial foi acionada após denúncia sobre os veículos circulando homens armados na região. Durante o cerco tático, os traficantes desobedeceram à ordem de parada e abriram fogo contra a guarnição.

Fonte: Metrópoles