Quem está ensinando o pet, seja gato ou cachorro, a fazer xixi em um local específico – o tapete higiênico, a caixa de areia ou o quintal – sabe que o processo pode ser desafiador. E é comum que os bichos façam xixi sempre no mesmo lugar, muitas vezes o lugar errado! Isso acontece porque o pet sente o cheiro da urina mais forte naquele espaço e tende a repetir o feito, não importa quantas vezes você tente dizer que não é o certo. Outro fator pode influenciar: alguns pets, como os cães, por exemplo, são animais de rotina, então podem se habituar a fazer as necessidades fisiológicas em um local específico. Para resolver este problema e evitar que a casa toda seja o ‘mictório’ do gato ou cachorro, receitas caseiras podem ajudar.
Primeiro, é preciso entender que vários fatores podem levar o pet a fazer xixi fora do local delimitado: uma proximidade muito grande com a comida e água que ingerem, infecções, dificuldades de locomoção, dor, incontinência urinária, entre outros. Descartadas estas possibilidades, é preciso ter cuidado no momento da limpeza do xixi e das fezes do animal.
Seja para cães ou gatos, há uma maneira mais indicada para limpar o local. Veja o passo a passo.
A indicação é, antes de utilizar qualquer produto, usar papel higiênico ou papel toalha para absorver o xixi. Lembre-se: você não deve usar pano de limpeza de casa, pois ao reutilizá-lo pode acabar espalhando o cheiro por toda a casa. Apesar de deixar de molho, o tecido ainda pode conter o aroma, muitas vezes imperceptível aos humanos, mas que podem ser detectados pelos animais.
Em seguida, é hora de escolher os produtos certos. Usar desinfetantes comuns ou até mesmo água sanitária não é a melhor opção. A água sanitária, por exemplo, pode acabar sendo confundida pelos gatos com o cheiro do próprio xixi, piorando a situação.
Quem tem piso de madeira ou laminado sabe que o xixi do cachorro ou do gato podem causar danos irreparáveis. Nestes casos, é necessário absorver o líquido imediatamente e, em seguida, a dica é usar bicarbonato para não manchar o piso.
No local, coloque o bicarbonato puro até cobrir a mancha e borrife água, mas apenas para umedecer o produto, sem encharcar. Deixe a solução agir por algumas horas e retire com aspirador de pó.
Mas atenção: teste sempre a solução escolhida em um pequeno e escondido espaço primeiro, para verificar se não vai causar manchas a depender do tipo do piso. Deixe agir um tempo antes de passar em toda a casa.
Nem sempre é o chão o alvo dos pets: muitas vezes o xixi acaba sendo no tapete de casa, no sofá ou até na própria roupa, principalmente no caso dos cachorros.
Para tirar o cheiro deste tipo de superfície – que pode ser desagradável – a receita é composta pela mistura de 1/2 copo de água quente ou morna com vinagre e amaciante. No caso do sofá ou tapete, você pode usar um borrifador ou, se preferir, pode lavar a peça – como a roupinha do pet – utilizando esta solução. O amaciante vai ajudar a manter um bom odor no local.
Fonte RICTV 
Karoline
Foto: Ilustração/Freepik

0 Comentários