"Talento obstinado": Lula lamenta morte de Sebastião Salgado

Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o X, antigo Twitter, para lamentar o falecimento de Sebastião Salgado. O fotógrafo morreu na manhã desta sexta-feira (23) aos 81 anos de idade em Paris.

Em suas redes sociais, Lula elogiou o “inconformismo” de Salgado com a situação do mundo. Através de seus trabalhos, o fotojornalista tinha o costume de usar a fotografia para criticar a desigualdade social.

Além disso, o presidente também comentou sobre o talento para a fotografia do mineiro. Lula concluiu o texto afirmando que a obra de Sebastião Salgado permanecerá além dele, sendo um “clamor pela solidariedade”.

“Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.

Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.

Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.

Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.”

Fonte RICTV