Secretária alerta para aumento de casos de gripe e risco de colapso no sistema de saúde

Foto: Isabella Mayer/SECOM

A secretária municipal de Saúde de Curitiba alertou que os casos de gripe na capital podem causar um colapso no sistema de saúde. Em entrevista ao RIC Notícias Manhã, desta sexta-feira (23), Tatiane Filipak relatou que os números de atendimento estão em crescimento nas últimas três semanas.

A secretária também ressaltou que a vacinação está disponível para todos os curitibanos com mais de seis meses. Atualmente o público com a menor taxa de vacinação é o infantil.

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quinta-feira (22) uma nova ação voltada à vacinação contra a gripe. Durante os próximos dias, equipes da Secretaria de Saúde irão percorrer bairros da capital e oferecer a aplicação de doses em tendas montadas em espaços públicos. 

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e bloquear a circulação dos vírus respiratórios, comuns nesta época do ano. A próxima ação acontece domingo (25), no Calçadão da Rua XV, entre a Praça Osório e o Bondinho. Profissionais estarão aplicando as doses entre às 9h e às 15h.

Além da vacinação em locais públicos, a SMS tem adotado diversas estratégias para ampliar a cobertura vacinal em Curitiba, como envio de mensagens avisando sobre as doses pendentes e próximas vacinas através do aplicativo Saúde Já Curitiba, Dia D de imunização, vacinação em eventos e aos sábados em ações programadas em bairros de Curitiba, busca ativa de faltosos, vacinação nas escolas, entre outras.

Fonte RICTV