Doença que matou Seu Madruga cresce no Brasil e preocupa médicos

Foto: Reprodução/Chaves
O câncer de estômago, que causou a morte do ator mexicano Ramón Valdés, conhecido por interpretar o personagem Seu Madruga na série de sucesso “Chaves”, tem registrado aumento de casos no Brasil nos últimos anos. A doença, que pode se espalhar para outras partes do corpo, é uma das formas de câncer com diagnóstico mais difícil em estágios iniciais.

Valdés morreu em 1988, aos 64 anos, após enfrentar um câncer no estômago que evoluiu com metástases e atingiu sua coluna vertebral. Três anos antes, o ator foi diagnosticado com a doença, após apresentar enjoo e dores na barriga que durou semanas.

O câncer de estômago é um tumor maligno que se desenvolve nas células do revestimento interno do estômago. Ele pode crescer lentamente e, por isso, os sintomas iniciais são muitas vezes ignorados ou confundidos com problemas digestivos comuns.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021, o Brasil registrou cerca de 21 mil novos casos de câncer gástrico, e é considerada a 4ª maior causa de mortes no país. 

Ainda segundo a instituição, 65% das pessoas afetadas tem 50 anos ou mais, no entanto, pessoas mais jovens como adolescentes, adultos e até mesmo crianças podem desenvolver a doença, mesmo que sejam em casos mais raros.

Fonte RICTV