A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para presidente, governadores e prefeitos foi aprovada, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC 12/2002 ainda aumenta os mandatos do Executivo, dos deputados e dos vereadores para cinco anos. Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado.
A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas a CCJ decidiu reduzir o tempo para cinco anos, igual período dos demais cargos. A proposta ainda unifica as eleições no Brasil para que todos os cargos sejam disputados de uma única vez, a partir de 2034, acabando com eleições a cada dois anos, como ocorre hoje.
O que prevê o projeto
A proposta prevê um período de transição para o fim da reeleição. Em 2026, as regras continuam as mesmas de hoje. Em 2028, os prefeitos candidatos poderão se reeleger pela última vez e os vencedores terão mandato estendido de seis anos. Isso para que todos os cargos coincidam na eleição de 2034.
fonte: Agencia Brasil
Reeleição acaba no Brasil: Senado aprova fim para presidente, governadores e prefeitos
Mais posts Notícias gerais
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões neste sábado
18 Janeiro, 2025
Inscrições para bolsas do Prouni terminam amanhã
27 Janeiro, 2025
Golpistas se passam pelo STJ e pedem valores em dinheiro
13 Março, 2025
Governo assina acordo para fortalecer autonomia das mulheres no campo
13 Fevereiro, 2025
Marido é morto a tiros pela esposa enquanto dormia
20 Junho, 2025
Karoline
Lula Marques/ Agência Brasil

0 Comentários