'Alho Negro da Serra' revoluciona sabores e conquista novos mercados

Foto: Arquivo pessoal

De negócio pequeno a destaque internacional, marca do Rio Grande do Sul aposta em inovação e no sabor do alho negro sem perder a tradição.

Acredite se quiser: o negócio começou sem ninguém ser fã de alho e virou uma potência de sabor e inovação no sul do país.

O ‘Alho Negro da Serra’ é uma empresa gaúcha que transforma o tradicional alho branco em uma iguaria nobre e adocicada.

“Ele fica de 15 a 20 dias dentro de uma estufa, mudando sabor, aroma e textura. Além disso, não deixa aquele mau hálito nem a sensação de estufamento que muita gente não gosta”, afirma Vinícius Gazola, CEO e diretor comercial da marca.

Gazola conta que tudo começou há três anos e meio, quando ele e o sócio provaram o alho negro pela primeira vez.

“Não éramos amantes do alho tradicional, mas conhecemos o mundo do alho negro, aprovamos e estamos nesta jornada”, afirma o CEO.

A produção hoje envolve tanto a própria empresa quanto produtores rurais da região serrana do Rio Grande do Sul.

“A gente compra de quem planta o alho branco. Isso fortalece a economia local, o pequeno agricultor e a cadeia como um todo.”

Com essa força no DNA, os sócios resolveram sair da serra e marcar presença na Anuga Select Brazil, feira internacional de bebidas e alimentos realizada em São Paulo.

“Eu acho que é muito importante para nós receber novos olhares, sair um pouco do que já conhecemos e explorar novos rumos, novos lugares. Isso faz muito bem para a marca e para quem ainda não conhece o alho negro.”

Durante o evento, surgiram contatos com empresas da Argentina e até de Gana. E o impulso para essa guinada veio do Sebrae/RS.

“Faltavam 20 dias para a feira quando surgiu a oportunidade. A gente não ia participar, mas o Sebrae do Rio Grande do Sul acreditou na gente e abriu essa porta”, conta Gazola, expressando gratidão ao Sebrae/RS.

Além disso, as perguntas sobre exportação foram frequentes.

“A gente quer ir com calma, mas com foco. Crescer sem perder qualidade é o nosso mantra”, finaliza o CEO, que trouxe à feira um portfólio completo, incluindo azeite com alho negro (que fica três meses maturando antes de ser envasado), pasta de alho negro e até molho de tomate artesanal.

Fonte CANAL RURAL