Evento de ginástica rítmica no paraná atrai multidão e destaca talentos locais

Foto: Ana Lugli

Mais de 6 mil pessoas passaram pela sede da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em Curitiba, durante os três dias do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, entre sexta-feira e domingo(16 a 18). O torneio reuniu 55 atletas de 19 clubes e 11 cidades, que competiram nos níveis Elite, I, II e III. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação da atleta olímpica Barbara Domingos, do Clube Agir, campeã no nível Elite Individual Geral.

Primeira brasileira a alcançar uma final olímpica da modalidade, nos Jogos de Paris em 2024, Barbara foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica e atualmente conta com apoio do Proesporte, dois programas do Governo do Estado que impulsionam o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Paraná.

“O Paraná tem sido uma referência nacional em ginástica rítmica, apoiando a modalidade com programas de incentivo. Revelamos talentos que hoje representam não só o Estado, mas o Brasil no cenário mundial. É uma alegria receber essa competição justamente na nossa sede", destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

Com recorde de participação, Jogos Paradesportivos têm Curitiba como campeã geral

Recorde de participantes: etapa Curitiba dos JEPs define campeões para a macrorregional

Além da competição principal, o ginásio também recebeu o Torneio Elisabeth Laffranchi, com 140 crianças iniciantes na modalidade, promovendo o incentivo à base. O torneio homenageia uma das pioneiras da ginástica rítmica no Paraná.

Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Dayane Camillo, o evento foi uma grande celebração. “Recebemos o público em peso e vivemos dias de muita emoção e beleza. A presença da Barbara inspira nossas atletas. A parceria com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de Curitiba foi essencial para entregarmos um evento deste porte”, afirmou.

A competição foi uma realização da Federação Paranaense de Ginástica, com organização do Clube Agir e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, e da Prefeitura de Curitiba. 

Fonte AEN