A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Formação Legal IV com foco na fiscalização de empresas de curso de formação de vigilantes em todo o país. No Paraná, a ação ocorre em 17 escolas, com a mobilização de 23 policiais federais e 10 viaturas.
A operação é de âmbito nacional e, ao longo do dia, 287 das 323 instituições cadastradas no Brasil passarão por fiscalização — o que representa cerca de 90% do total. A iniciativa envolve mais de 300 policiais federais em todos os estados.
Entre os principais alvos da fiscalização estão a verificação da grade curricular, carga horária dos cursos, controle de frequência, número máximo de alunos por sala, regularidade dos instrutores e aplicação correta das provas. Também será checada a quantidade mínima de tiros exigida por curso, entre outros itens previstos na legislação.
Caso sejam constatadas irregularidades, as empresas podem ser autuadas e, após processo administrativo, sofrer penalidades como advertência, multa ou até mesmo o cancelamento da autorização de funcionamento.
O objetivo da operação é garantir a qualidade da formação dos vigilantes, contribuindo para o fortalecimento do setor de segurança privada — que atua de forma complementar à segurança pública na proteção da vida e do patrimônio.
Fonte: Catve
0 Comentários