Robôs humanoides se juntaram a milhares de corredores na meia-maratona de Yizhuang, em Pequim, na China, neste sábado (19). Foi a primeira vez que essas máquinas correram ao lado de humanos em um percurso de 21 quilômetros.
O vencedor da corrida foi um humano, que levou 1 hora e 2 minutos para completar o percurso. O robô que atravessou primeiro a linha de chegada fez um tempo de 2 horas e 40 minutos.
Os robôs corredores são de fabricantes chineses como DroidUP e Noetix Robotics e tinham vários formatos e tamanhos. Alguns mediam menos de 120 centímetros e outros, quase 2 metros.
Muitos deles usavam tênis de corrida, e um tinha até uma faixa vermelha na cabeça com as palavras "destinado a vencer" em chinês.
Autoridades de Pequim disseram que o evento mais parecia uma competição de carros de corrida, dada a necessidade de equipes de engenharia e navegação no local.
"Há um tipo de espírito esportivo, sejam humanos ou robôs, todos se exercitando. É como se eu estivesse assistindo ao desenvolvimento das máquinas... ao desenvolvimento da IA", disse a espectadora He Sishu, que trabalha com inteligência artificial.
O desempenho dos robôs
Os robôs foram acompanhados por treinadores humanos, alguns dos quais tiveram que dar suporte físico às máquinas durante a corrida.
O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim.
Tang Jian, diretor de tecnologia do centro, disse que ele teve um bom desempenho por causa de suas pernas longas e de um algoritmo que permite imitar como os humanos correm uma maratona.
"Não quero me gabar, mas acho que nenhuma outra empresa de robótica no Ocidente igualou as conquistas esportivas da Tiangong", disse Tang, acrescentando que o robô trocou as baterias apenas três vezes durante a corrida.
Ao contrário de Tiangong, alguns robôs tiveram dificuldades. Um deles caiu na linha de largada e ficou deitado por alguns minutos antes de se levantar e decolar. Outro bateu em um corrimão após correr alguns metros, fazendo com que seu operador humano caísse.
Fonte: G1
0 Comentários