A Prefeitura de Francisco Beltrão registrou nesta semana o primeiro caso de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se de uma moradora do Km 20, no interior do município, e que não apresentou qualquer complicação decorrente da doença e que vem sendo monitorada pela Secretaria de Saúde. A chikungunya causa fortes dores em várias regiões do corpo.
Seguindo protocolo de ação, a Saúde do Município fez o chamado bloqueio em toda região onde foi identificado o caso. As ações se concentraram na busca de criadouros de larvas do mosquito em imóveis e aplicação do fumacê.
“Pedimos que os moradores fiquem atentos e eliminem locais de água parada e que, caso alguém tenha sintomas das doenças, que procure imediatamente as unidades de saúde, que estão abastecidas com insumos para exames e o tratamento inicial, principalmente, da dengue”, orienta a secretária de Saúde, Cíntia Ramos.
Desde o início do ano, a Prefeitura vem reforçando as ações de prevenção à dengue, Chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre as iniciativas estão os mutirões, que já coletaram mais de 80 toneladas em bairros com maior índice de infestação; neste sábado ocorre mais um mutirão, em parte do Bairro Cristo Rei (quadras entre a Av. Guiomar Lopes, Rua Santo Antônio e Córrego Progresso).
Fonte: Assessoria
0 Comentários