A partida entre Colo-Colo (CHI) e Fortaleza, pela segunda rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, foi marcada por incidentes e duas mortes de torcedores. O jogo, marcado para a noite desta quinta-feira (10), no Estádio Monumental, em Santiago, precisou ser cancelado no segundo tempo após parte da torcida invadir o gramado.
O clima de tensão era grande em Santiago antes mesmo da bola rolar. Além das equipes já terem se enfrentado na Libertadores de 2022, o duelo marcaria o reencontro do centroavante do Tricolor do Pici Juan Martin Lucero com o ex-clube chileno. A transferência do atleta gerou polêmica em 2023 e as equipes chegaram a brigar na justiça.
Com estádio completamente lotado, uma multidão tentou acessar as arquibancadas e causou uma grande confusão na parte externa. Conforme o Ministério Público do Chile, um grupo de torcedores do Colo-Colo forçou uma grade para tentar invadir o estádio.
A polícia, que estava realizando a segurança, tentou impedir, porém, a abordagem terminou com duas mortes. Dois torcedores, de 13 e 18 anos, morreram no momento em que aconteceu uma ‘avalanche humana’. Ainda não há confirmação se as mortes foram causadas quando os torcedores foram esmagados ou se houve o atropelamento por uma viatura da polícia.
A irmã da jovem de 18 anos que morreu na frente do estádio confirmou em entrevista que a vítima tinha ingresso para a partida e tentava acessar o estádio, descartando a possibilidade de uma tentativa de invasão.
Do lado de dentro do estádio o clima também era tenso. Após um primeiro tempo sem gols, logo no reinício da partida, o atacante Deyverson, do Fortaleza, reclamou com a equipe de arbitragem sobre objetos arremessados no campo. Pouco depois, um vidro que separa a arquibancada do campo foi quebrado e diversos torcedores invadiram o gramado.
Os atletas e a comissão técnica do Fortaleza correram para o vestiário, assim como a equipe de arbitragem. Já os jogadores do Colo-Colo tentaram conter os torcedores, porém, a partida foi cancelada pela CONMEBOL.
“A CONMEBOL lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos”, publicou a organização.
O duelo entre Colo-Colo e Fortaleza foi cancelado e a CONMEBOL ainda não se pronunciou sobre como será a definição dos pontos do jogo.
Fonte: RICtv
0 Comentários