Carreiras que serão substituídas pela inteligência artificial, segundo Elon Musk

Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes/Arquivo

Famoso por realizar previsões sobre o futuro do mercado do trabalho, Elon Mask causou alvoroço novamente com um palpite sobre o fim de algumas carreias com o surgimento de tecnologias de IA (inteligência artificial). Ele detalhou cursos que não valem mais a pena serem estudados;

Conhecido por ser CEO das empresas Tesla e da SpaceX, o bilionário segue fazendo previsões sobre o mundo profissional. Elon acredita alguns trabalhadores irão “desaparecer” cada vez mais, contradizendo o que outros especialistas têm relatado, como o empresário Bill Gates, que acredita que a IA chegou para o aprimoramento das carreiras.

Musk também continua propondo um modelo de coexistência entre humanos e a inteligência artificial, onde os humanos poderiam servir como backup biológico para sistemas de IA.

Lista de profissões que vão dar lugar a IA

Advogados

Para Musk, a área do direito será modificada pela IA, devido à capacidade da nova tecnologia de analisar contratos, redigir documentos e oferecer aconselhamento jurídico de maneira mais ágil. Concordando com o seu posicionamento, o empresário Bindu Reddy, CEO da Abacus.AI, acredita que o destino da profissão está nas mãos das ferramentas tecnológicas também.

Médicos

Uma das profissões mais requisitadas também será substituída pela IA, segundo o bilionário. Para ele, a medicina será modificada através de um sistema com acesso a relatórios de laboratório, que diagnosticará com mais eficiência do que médicos humanos.

Programadores

Musk também destaca que serão dispensadas as funções dos programadores, de maneira que a IA e outras tecnologias automatizam os procedimentos que antes só eram realizados por profissionais com profundo conhecimento técnico.

Visão de outros especialistas sobre a IA

Para Bill Gates, a IA chegou para acrescentar e aprimorar o mercado profissional, não apenas para substituir carreiras. Ele também declara em suas redes, um posicionamento no qual profissões com a dos médicos, exigem a intervenção humana.

Mesmo com previsões extremas, tendo em vista o estado do mercado atual é notável que a maioria das empresas têm optado pelo uso da IAs, auxiliando os profissionais, e não tomando seus cargos. O custo da tecnologia também é um dos empecilhos para algumas redes, que não conseguem adotar as novas ferramentas em massa.

Fonte: RICtv