Ex-prefeito é denunciado por doar imóvel público à empresa privada no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Zuca (PSDB), ex-prefeito de Ampére, Sudoeste do Paraná, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por ter doado um imóvel público a uma empresa privada.

Segundo as investigações do MP-PR, essa empresa teria construído uma construção em uma área pública e o ex-prefeito teria liberado o empreendimento, bem como feito a doação do imóvel à companhia após a finalização.

Não houve qualquer pagamento ou contraprestação por parte da empresa à Prefeitura de Ampére, nem processo licitatório.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o ex-prefeito teria prestado informação falsa ao alegar que a doação seria para “incentivar a indústria em Ampére”. Mas a obra já havia sido concluída quando a Prefeitura emitiu esse decreto.

Por esse delito, o ex-prefeito também foi denunciado pelo crime de falsidade ideológica.

Em 2024, Promotoria de Justiça também ajuizou, em agosto de 2024, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito e a empresa beneficiada.

Nessa ação, o Ministério Público pediu a anulação da doação, a condenação dos denunciados pela Lei da Improbidade, ressarcimento ao Poder Público em R$ 116.041,68, pagamento de multa nesse valor e a suspensão dos direitos políticos da contratação da companhia em licitações públicas.

Zuca foi prefeito de Ampére por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2016 e 2024.

Procurado pela reportagem, o ex-prefeito de Ampére não respondeu os questionamentos antes do fechamento da matéria.

Fonte: RICtv